Tuesday, March 23, 2010

COPA DOS SEM-TETO. A NÃO SER QUE VOCÊ SEJA UM SEM-TETO...


2010 é ano de copa do mundo. Aêêêê!

Eu adoro a copa do mundo! É um festival de milionários gostosos correndo pra cima e pra baixo, eu me reúno com os amigos e tenho uma desculpa pra beber todas. A copa é ótima. Dou o maior apoio!

Enquanto isso, no lado B do mundo, existe a copa dos sem teto. Essa acontece todos os anos, e os times cotam com, no máximo, quatro jogadores cada – um goleiro e três no campo. Para participar, basta ser um sem-teto e ter mais de 16 anos. Ambos os sexos são aceitos, com a condição que o jogador seja oficialmente um sem-teto.

A idéia de fazer uma copa do mundo para os sem-teto surgiu em uma conferência na África do Sul, em 2001. Um ativista escocês e um editor do jornal dos sem-teto austríaco deram forma ao que aconteceu em 2003, na Áustria.

Em 2005, Nova Iorque se prontificou a ser a anfitriã do evento, mas logo de cara desistiu: o processo de vistos para os atletas sem-teto era muito complicado. A imigração americana dificultou os procedimentos. “Não tem problema!” – a Escócia gritou do outro lado do Atlântico – “A gente faz aqui.”

Para a Escócia, sem-teto!

O time do Quênia estava indo ao delírio!

Sem-teto quenianos são um pouco diferentes de sem-teto brancos, digo, europeus. Enquanto os jogadores do Oeste Europeu são, em sua maioria, viciados; os quenianos são limpadores de rua que não ganham suficiente para manter uma casa. Mas isso não importava para os Quenianos, o que importava era: eles estavam indo à copa!

Até que a Grã-Bretanha negou o visto para o time do Quênia.

Quatro jogadores quenianos e um técnico foram proibidos de entrar no Reino Unido. A imigração inglesa declarou: “Eles não têm motivos para voltar ao país de origem”. Há! Muito pobres para um evento de sem-teto, talvez?

É engraçado ouvir isso dos ingleses, que, em 1920, tomaram o Quênia como colônia oficial da rainha. Só em 1963 foi que o Quênia se tornou independente do regime inglês. E em 2005, tudo o que quatro jogadores quenianos e um técnico queriam era bater bola em solo bretão. NEGADO!

“Volta pra casa, filhote!”

Este ano... surpresa! A copa dos sem-teto vai acontecer em Copacabana. Sim senhoras e senhores! Quenianos e ingleses estão ambos convocados, e convidados a conhecer o Rio, e claro, bater bola. Aproveitem!

1 comment:

schulai said...

Nossa não sabia desse evento!!!! Já sei o que me aguarda caso um dia eu venha a perder tudo!!!!

Post a Comment